DOENÇAS AUTOIMUNES: PORQUE PRECISAMOS SABER, E PORQUE PRECISAMOS FALAR?
- Lilian Mariano

- 10 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr. de 2023
Hoje eu gostaria de falar com vocês sobre as doenças autoimunes. Elas

têm origem no sistema imunológico, onde o próprio corpo passa a produzir anticorpos para combater seus componentes. O corpo confundi suas próprias proteínas como agentes invasores e passa a ataca-las. Não existe uma causa especifica, mas acredita-se que existe causa de origem genética e associação com fatores que podem desencadear a doença como tabagismo, exposição a luz solar, estresses e infecções.
As doenças autoimunes acometem cerca de 8% da população mundial, e elas não tem cura. Mas existem tratamentos que podem auxiliar no controle da doença e evitar sequelas.

Existem diversas doenças autoimunes, Artrite, Lúpus e psoríase estão entre as mais conhecidas. Artrite é uma doença inflamatória crônica, que acomete as articulações, ataca o revestimento das articulações e causa inchaços doloridos. Com o tempo, podem ocorrer erosão dos ossos e deformidade das articulações. Embora não haja tratamento, algumas medicações e fisioterapia podem auxiliar no controle de dor, e retardar a progressão da doença.
Já o lúpus, além de afetar algumas articulações, pode também afetar pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmão. Assim como artrite não há cura, mas há algumas

alternativas para melhora da qualidade de vida, controle de sintomas e prevenir crises.
A psoríase se caracteriza por uma irritação na pele, as células da pele se acumulam formando escamas e manchas secas que causam coceira. Os sintomas podem piorar com exposição ao frio, estresse e infecção. O tratamento inclui pomadas, terapia de luz e medicamentos.
Como eu disse anteriormente, algumas doenças autoimunes podem afetar a saúde de ossos e articulações, e é muito importante que o médico ortopedista saiba dessa informação. E também que se questione: “essa difícil cicatrização pode ser decorrente a doença?”. Ainda que seja mera especulação, é importante quando se está diante de um profissional que se fale tudo a respeito da sua saúde. Não importa se você está no ortopedista, cardiologista ou outro especialista. Embora exista as especialidades de estudos, o corpo humano é uma máquina integrada de vários sistemas, e quando um sistema começa falhar pode sobrecarregar o outro.
Sei que as vezes estamos na frente do médico e esquecemos o que temos a dizer, muitas vezes até o dia da consulta os sintomas já até aliviaram. Mas na dúvida anotem, ninguém lembra de tudo o tempo todo. Usem celulares, caderninho, agenda, faça diários dos sintomas até a consulta. E nunca se esqueçam de levar todas as informações que desrespeitam a sua saúde aos profissionais, nosso corpo funciona de forma sistêmica e multidimensional, e nós e os profissionais de saúde precisam saber disso.




Ual, informações úteis, de fácil leitura e super intuitivo, parabéns