top of page

Osteoporose, o que é e como prevenir?

  • Foto do escritor: Lilian Mariano
    Lilian Mariano
  • 7 de jun. de 2023
  • 1 min de leitura

Com o envelhecimento da população, casos de osteoporose vão ficando

mais comum. Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela redução progressiva da densidade óssea e aumenta o risco de fraturas.





Perdas mais leves de massa óssea é chamado de osteopenia, perdas maiores é caracterizado pela osteoporose. Uma vez que a osteoporose é instalada podem ocorrer fraturas espontâneas ou casadas por pequenos impactos, como um simples espirro ou uma crise de tosse por exemplo. Na maioria dos casos a osteoporose acontece com o envelhecimento, pode estar presente em ambos os sexos, mas sua incidência é maior em mulheres após a menopausa devido à queda do estrógeno.


Entre os fatores de risco que causam osteoporose temos histórico familiar, deficiência de produção de hormônio, uso de medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento de epilepsia. Além de alimentação deficiente em cálcio e vitamina D, baixa exposição a luz solar, imobilização e repouso prolongado, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.



É uma doença de instalação silenciosa, os sintomas normalmente ocorrem com a doença já avançada. Os sintomas são na maioria das vezes fratura espontânea do osso que ficou poroso e muito frágil. As lesões mais comuns são fraturas de vertebras por compressão (causando problemas na coluna e diminuição da estatura), fratura de colo de fêmur (quadril), punho e costelas.



E COMO PREVINIR?



Ingestão adequada de cálcio e vitamina D, tomar sol em horários apropriados, e sobretudo PRATICA DE ATIVIDADE FISICA. Os exercícios físicos vão manter tônus e força muscular,

favorece a produção da massa óssea, previne desequilíbrio e ajuda e evitar as quedas.

 
 
 

Comments


bottom of page