top of page

Porque o idoso perde o equilíbrio?

  • Foto do escritor: Lilian Mariano
    Lilian Mariano
  • 14 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de abr. de 2023

O equilíbrio corporal é um processo automático e inconsciente, que permite que o indivíduo possa resistir a influência de desestabilização da gravidade, e se mover livremente no meio ambiente.

sessão de fisioterapia

O equilíbrio é produto da interação de alguns sistemas do nosso corpo: audição, visão, e sistema muscular. Nossos ouvidos e olhos captam sons e imagens respectivamente, que serão interpretados no cérebro para promover uma resposta corporal adequada para aquele ambiente. Quanto ao sistema muscular, nele estarão presentes estruturas como receptores tendinosos, musculares, mecanorreceptores articulares e barorreceptores profundos, que entre suas funções está a capacidade de enviar ao cérebro a informação de um desajuste inesperado, e o cérebro promover uma resposta corporal de correção antes que ocorra uma queda, por exemplo.


O desequilíbrio, pode estar presente em qualquer idade, mas sobretudo idosos sofrem mais com isso que indivíduos mais jovens. E Isso está relacionado com a perda parcial de audição, visão, massa e força muscular. Mas dificilmente dá para se isolar a causa do desequilíbrio. Na maioria das vezes temos fatores associados como: presença de uma doença, que pode favorecer o isolamento do idoso e sedentarismo, e o resultado disso é perda de massa muscular, força, e diminuição de estímulos visuais e auditivos.


ajudando pessoa idosa

Algumas doenças com certeza irão favorecer que os idosos tenham mais episódios de desequilíbrio como, AVC (ou derrame cerebral), mal de Parkinson, alterações na pressão arterial, diabetes entre outras, mas essas citadas são bem comuns de encontrar em idosos, e a maioria podem ser prevenidas.


Mas o maior risco que se tem com o

desequilíbrio em idosos é sem dúvida

alguma o risco de queda. A queda em um

idoso pode mudar completamente a vida

dele, dos seus familiares e cuidadores,

isso porque ela é uma das maiores causa de internação em indivíduos mais velhos, tem um

risco altíssimo de deixar essas pessoas acamadas, com perda de independência e inclusive

risco de morte.

Como prevenir desequilíbrio e queda?

sessão de fisioterapia

Sabendo que o equilíbrio é produto de vários sistemas do nosso corpo, temos que adotar estilos de vida que favorecem a conservação de saúde deles. Então, avaliações frequentes com médicos otorrinolaringologistas (especialistas em saúde dos ouvidos, nariz, garganta e pescoço) e oftalmologistas para checar a saúde e qualidade da audição e visão. Fazer a prevenção de doenças comuns como hipertensão e diabetes através de medicação adequada, alimentação saudável e rotina de exercícios físicos.


As quedas podem e devem ser prevenidas, e aqui segue mais dicas:


• Manter boa luminosidade do ambiente;

• Reduzir a quantidade de moveis na casa;

• Pisos e tapetes antiderrapantes;

• Cuidado com roupas muitos volumosas para não enroscar em algum móvel ou objeto;

• Calçados que fixam bem aos pés e que não sejam escorregadios;

• Execução de exercícios de equilíbrio, coordenação motora, força e resistência, que

você pode fazer sozinho (se não proporcionar mais riscos) ou com ajuda de um

profissional.

 
 
 

Comentários


bottom of page