top of page

Sucesso após os 40 anos

  • Foto do escritor: Lilian Mariano
    Lilian Mariano
  • 4 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de abr. de 2023

Em 10 de março de 2023 viralizou um vídeo na internet de três jovens calouras de um curso de biomedicina, debochando de uma colega de turma de 40 anos. Na ocasião, elas referem que nesta idade uma pessoa deveria estar se aposentando, e não entrando em uma universidade. Essa discriminação e preconceito relação a idade tem nome, e pode ser chamado de etarismo, ageismo ou idadismo.

sucesso após os 40 anos

Comumente eu relembro aqui que vivemos em um planeta que está envelhecendo, e sobretudo o nosso país, que tem estimativa para 2060 demonstrando que mais de 25% da população brasileira serão idosos. Então, é bem provável que iremos envelhecer, e que 40 anos será uma fase que iremos passar. E a outra alternativa que temos para não passarmos por essa fase é morrer jovem.


Mas, que mundo que vivemos que levam jovens pensar que uma pessoa de 40 anos não convém estar estudando? Que triste é pensar que na cabeça dessas jovens de 20 anos elas só teriam mais 20 anos pela frente. Penso que aos 40 as pessoas vivem mais leves, e fazem escolhas mais confortáveis. Ou ainda, aos 40 você pode escolher, porque haverá uma chance de ter atingido uma independência financeira, haverá uma maturidade que irá te guiar com menores chances de erros de quando se é mais jovem, então eu acredito que maturidade é também sinônimo de liberdade, e liberdade é algo que me move no meu dia a dia.


Em contra partida, no dia 12 de março houve a cerimônia do Oscar e dentre vários ganhadores e de várias categorias, mas gostaria de destacar dois: Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis.


Ke Huy Quan

Ke Huy Quan ou também conhecido por Jonathan Ke Quan, é um ator e duble de 51 anos. Ele atua desde 1984, porém em 1992 parou de atuar devido a falta de oportunidade. Em 1998 entrou na universidade para estudar cinema, e retornou para atuação em 2000. Em 2020 foi anunciado como parte do elenco do filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, onde se consagrou campeão do Oscar em 2023 na categoria Melhor Ator Coadjuvante.

 
 
 

Comments


bottom of page