top of page

Câncer de Pulmão: Entenda a doença que vitimizou Glória Maria

  • Foto do escritor: Lilian Mariano
    Lilian Mariano
  • 14 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de abr. de 2023


glória maria

A jornalista Gloria Maria, ícone do jornalismo brasileiro, morreu em 02 de fevereiro de 2023 vítima de um câncer de pulmão. A jornalista lutava contra a doença havia 4 anos, inicialmente com tratamento de imunoterapia que teve sucesso na época, porém mais tarde o câncer retornou com metástases no cérebro. Passou por procedimentos cirúrgicos, mas novos focos da doença apareceram.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens e o quarto mais comum em mulheres. No que se refere a mortalidade, é o primeiro que mais vitimiza homens e o segundo que mais mata mulheres, a partir de estimativas de 2020.


tabagismo

Mas desde 1980 a taxa de incidência de câncer de pulmão vem sendo reduzida, isso se deve a diminuição de consumo de tabaco, um dos principais causadores pela doença. No Brasil, a doença foi responsável por mais de 28 mil mortes em 2020, mas mesmo assim ele é uma das principais causas de mortes EVITÁVEIS. O pulmão é um órgão ricamente vascularizado pela circulação sanguínea e linfática. Devido a isso, se houver células de tumor neste órgão é maior a chance de acontecer a metástase.


Mas o que é a metástase?


tumor

O câncer é causado pela alteração da estrutura genética da célula (DNA). Cada célula possui códigos de como proceder, ou seja, como crescer, dividir, e se comportar até sua morte. Na presença de qualquer erro dessas instruções podem surgir células alteradas que levam ao câncer.

Essas células de DNA alterado se multiplicam de maneira desordenada e descontrolada, diferentemente de uma célula normal e sadia. O acumulo dessas células alteradas da origem ao tumor. Essas células tem capacidades de se desprenderem do tumor e migrar para tecidos de órgão vizinhos. Quando elas invadem a corrente sanguínea e linfática, as células cancerosas podem chegar a tecidos mais distantes. Essa migração das células cancerosas para tecidos vizinhos ou distantes é chamado de metástase.


cigarro

Mas como eu havia dito, câncer de pulmão é uma causa de morte que pode ser evitada. A principal causa dessa doença são devidos hábitos e estímulos externos, e causas genéticas são mais raras por exemplo. Então o habito de fumar ou ser fumante passivo é de longe a principal causa da doença. Mas a exposição ocupacional de ambientes com agentes químicos ou físicos podem influenciar no desenvolvimento do câncer.


Trabalhadores rurais, da construção civil, curtume, fundições de metais, indústrias (alumínio, cimento e gesso, têxtil, metalúrgica, metal pesado, eletroeletrônico, fertilizantes entre outros), encanadores, eletricista, mecânico de automóveis, soldadores e muitos outros ofícios com exposição a agentes químicos e físicos, somado ao habito de fumar ou ser fumante passivo tem grandes chances de desenvolver a doença.


O câncer de pulmão incialmente é bem silencioso e sem sintomas, mas se descoberto na fase inicial, estando ainda pequeno esse tumor, há grandes chances de cura. Então se você é ou foi tabagista ativo ou passivo, uma avaliação com um pneumologista para rastreio é indicada. E é muito importante saber que existem tratamentos eficazes para parar de fumar, procure um pneumologista de confiança.






 
 
 

Comentários


bottom of page