Cuidados com a pele do idoso no verão
- Lilian Mariano

- 1 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr. de 2023
Com o envelhecimento, diversos fatores contribuem para vulnerabilidade da pele, como a queda de produção de colágeno e a diminuição da capacidade de reter água. Sabendo disso, é necessário cuidados especiais com a pele ao longo de todo ano, e esses cuidados devem ser mantidos por pessoas de todas as idades.

Como sou uma defensora assídua da atividade física, e quase semanalmente recomendo a pratica aqui, nestes dias de verão e dias mais longos, a exposição ao sol principalmente se a pratica da atividade física for realizada em ambiente externo, fica quase inevitável. Temos que suspender os exercícios? Claro que não! E eu pessoalmente experimento uma sensação muito feliz e alegre após a pratica em dias de verão, experimentem!

Mas quero atenta-los aqui que a exposição ao sol oferece riscos à saúde da pele, e sobretudo idosos tem maior risco, justamente pela vulnerabilidade da pele envelhecida. O câncer de pele é mais comum a partir dos 50 anos, e é também o tipo mais frequente em nosso país. Além disso, mais de 50% das mortes por câncer de pele ocorrem em pessoas com mais de 65 anos. Uma estimativa do Instituto nacional do câncer, para os próximos 3 anos (2023-2025), indica que o câncer de pele não melanoma seja o câncer mais incidente. Então precisamos nos proteger ao máximo, principalmente em dias mais quentes.
A pele envelhecida é mais propensa a adquirir doenças. Seja o câncer, ou também o risco é aumentado para feridas a qualquer impacto. E a exposição ao sol acelera ainda mais este envelhecimento. Você pode notar a diferença do envelhecimento da pele exposta ao sol em única pessoa. Basta comparar pele de rosto, pescoço e mãos que ficam mais exposta ao sol, com pele do tórax, quadril e abdome, haverá textura diferente e cor diferente.
Sabendo desses riscos, segue algumas dicas práticas para curtir esse verão com segurança:

Evite horários entre 10h00 e 16h00, deixe pra sair de casa em horário mais ameno
NÃO SAIA DE CASA SEM PROTETOR SOLAR, mínimo de FPS 30
Para pratica de exercícios, procure lugar arborizados e com sombra
Use acessórios: óculos de sol com proteção UV, chapéu, boné, viseiras, sombrinhas e guarda-sol
Faça uso de roupas com proteção UV
Hidrate-se! Por dentro bebendo água, e por fora com hidratantes corporais.
Lembre-se, as mortes por câncer de pele são muito maiores em pessoas com mais de 65
anos, portanto, o diagnóstico precoce é essencial para tratamento. Fica atento há sinais, pintas, verrugas e lesões que alteram o formato, cor e tamanho, que coçam, sangram ou com difícil cicatrização.




Comentários